25 de set. de 2014

Sobre entrega do formulário da Pró-Lagos




Em 24 de setembro de 2014 16:59, <gerencia@costaazul.imb.br> escreveu:

Boa tarde
Para solicitação de ligação nova é exigido pela empresa PROLAGOS que o pedido seja feito proprietário, se o mesmo não puder comparecer poderá ser feito representante legal munido de procuração com poderes específicos, para o ato.
Fabiano



Fabiano, Gerente da conta do Condomínio Caravela Santa Maria (com cópia para o nosso advogado):

Podemos passar a procuração para alguém da Administradora ou para o Sr Jorge, ou, ainda, para o nosso advogado, Dr Marcelo Soares.
Vocês podem nos enviar um modelo de procuração com poderes específicos?
Obrigada
Glória Horta

Prezados boa tarde.
 
Meu contrato com o condomínio cinge-se, tão e somente, para assuntos advocatícios, quais sejam, cobranças judiciais e extrajudiciais, consultoria jurídica e processos trabalhistas.
 
Att.,
 
Marcelo Monteiro - advº. 

Em 25 de setembro de 2014 13:54, <gerencia@costaazul.imb.br> escreveu:

Boa tarde
Sra. Glória
O condomínio poderá indicar o Síndico por ser representante eleito ou membro da comissão de hidrômetros, já que foi eleita para tentar resolver a instalação dos hidrômetros individuais.   
Att,
Fabiano

Para a Comissão agir, tem que estar a par do que foi feito e ter procuração. Até agora, nós, da Comissão, não obtivemos nenhuma informação, além do que moramos no Rio de Janeiro.
Podemos indicar o Sr síndico.
Obrigada
Glória Horta



----- Original Message -----

24 de set. de 2014

Sra. Glória, bom dia.
Aqueles que são detentores de terreno edificado ou não, deverão preencher o formulário e entregar numa das agências da Pró- Lagos. No caso das unidades construídas em um ou mais terrenos, da mesma forma deverão preencher o formulário apresentando cópia do título de propriedade, onde, obviamente, constará a solicitação de um único hidrômetro, já que o aparelho para atender aquela habitação.
Qualquer outra dúvida, estou à disposição.
Marcelo Soares
Advogado


Olá, Fabiano, gerente da Costa Azul:

Acho muito trabalhoso e inviável cada um dos condôminos ir numa agência da Pró-Lagos, visto que a maioria de nós mora no Rio de Janeiro e só vai a Búzios no fim de semana.
Creio que a Administradora poderia recolher com o síndico estas autorizações e encaminhar para a Pró-Lagos. Há algum impedimento para que seja feito desta forma?

A Comissão

19 de set. de 2014

Terrenos e hidrômetros



Em 17 de setembro de 2014 16:17 escreveu:

Prezados, Boa tarde !!!
 
Minha esposa recebeu carta sobre a instalação de hidrôrmetro individual e, para isso, a necessidade de preenchimento do documento de adesão para que cada proprietário de unidade supote o pagamento do seu real consumo.
 
Estou entendendo que isso não se aplica a terrenos, que é o nosso caso (lote A-023)
 
No aguardo,
 
Gilson Cinelli

Olá, Gilson,
entendo da mesma forma.
Estou enviando cópia para nosso gerente da Administradora, para o síndico e para nosso advogado.
Eles confirmarão.
Um abraço
Glória Horta

15 de set. de 2014

Informações erradas na carta de adesão

Olá,
na carta de adesão, é dito que os valores são diferenciados para aqueles que têm imóveis em rua de terra ou asfalto.
Creio que se trata de um engano, espero que não seja intencional no sentido de desestimular a tão batalhada instalação dos hidrômetros individuais.
A rede de água já está instalada!
O preço a ser cobrado seria simplesmente pela colocação dos hidrômetros. Este modelo de carta deve ser para os que ainda não possuem instalações hidráulicas.
Me parece que nos enviaram a carta de adesão errada.
Se já temos tudo instalado, tanto faz as ruas serem de terra ou asfalto, o que pagaremos em suaves prestações é a instalação e compra dos hidrômetros. Sendo mais clara, os canos já estão prontos, a água já passa, seja pela rua de terra ou asfalta.
Houve um engano.
É um desrespeito nos enviarem informações ERRADAS!!!
Solicito esclarecimentos à Administradora e ao Sr Síndico.
Atenciosamente,

Glória Horta


-- 

Resposta

Boa tarde
Sra. Glória
 
 
A Costa Azul Imobiliária apenas emitiu as correspondências, o advogado do condomínio Dr. Marcelo que elaborou a correspondência, e solicitou a distribuição, com autorização do Síndico, como V.Sa. enviou este e-mail com cópia para advogado, irei verificar junto ao mesmo como providenciar tais solicitações. Com relação a convocação de assembleia a administradora não convoca apenas distribui as correspondências, a mesma deverá se solicitado pelo Síndico onde informará data, hora, local e pauta da reunião.
 
Fabiano    
Costa Azul Imobiliária Ltda

Consulta quanto à instalação de hidrômetro individuais


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Hidrômetros Santa Maria <hidrometrossantamaria@gmail.com>
Data: 15 de setembro de 2014 13:39
Assunto: Instalação dos hidrômetros individuais
Para: gerencia@costaazul.imb.br, soares-monteiro <soares-monteiro@uol.com.br>, Jorge Ramos <jrtourbuzios@gmail.com>

Sr Gerente da conta do Condomínio Caravela Santa Maria:

Fabiano,

a carta consultando os condôminos foi muito pouco esclarecedora. É preciso informar exatamente como se dará a instalação dos hidrômetros individuais. Muita gente não sabe, e está surgindo todo tipo de dúvida.
Não basta consultar. É preciso INFORMAR!
Sugiro que você me encaminhe uma orientação bem clara e citando fontes, se da lei ou de nossa convenção, e que elenque este tema em nossa assembleia extraordinária que deverá acontecer ainda este mês, segundo a ata da última assembleia, disponível no blog.
A posição da Administradora Costa Azul deve ser isenta, nem contra nem a favor da instalação dos hidrômetros e, para tanto, a carta aos condôminos deve ser clara, esclarecedora, e embasada.
Aguardamos os esclarecimentos, assim como o agendamento da assembleia extraordinária para este mês, conforme ata da última assembleia.
Obrigada
Glória Horta

Dúvidas:


"Recebi a correspondência de vocês e estou com alguma dúvidas.

Concordo com a instalação de hidrômetros individuais, porém ainda não construí, sendo somente o terreno. Desta forma, como fica a situação no meu caso?

Na documentação verifiquei valores entre R$ 415,83 e R$ 709,74. Sobre esse valores e tipos de instalação gostaria de saber:

1) Quem arca com os valores de instalação?

2) Quando pretendem instalar os hidrômetros?

3) Qual a diferença entre os tipos? Especificamente no meu caso que é somente o terreno.

4) Todos os condôminos estão de acordo com a instalação e com esses valores?

5) Em caso de não concordância unânime dos condôminos na instalação dos hidrômetros individuais, os condôminos que optarem pelo individual estarão isentos do pagamento da água no hidrômetro único?

6) Poderiam me atualizar do valor referente ao pagamento de água no custo do condomínio?"



Sr Gerente da Costa Azul:
Fabiano:

Há várias dúvidas sobre a instalação dos hidrômetros, uma vez que a carta para consulta aos condôminos foi pouco esclarecedora, simplificada e ineficiente.
Sugiro que uma explicação educativa, concreta e baseada na lei e em nossa convenção seja disponibilizada no site, enviada por e-mail aos condôminos que têm e-mails e encaminhada pelo correio para aqueles que não usam este instrumento de comunicação.
Eis as perguntas dirigidas à Comissão, que gostaria que a Administradora, juntamente com o advogado que nos representa, respondessem com bastante clareza, para que todos saibam o que estão decidindo.
Pessoalmente, acho que não é justo que uns paguem pelo consumo de água dos outros. Há famílias que moram no condomínio e outras pessoas que não têm família e que frequentam Búzios raramente.
Eu acho que cada um deve pagar sua própria água.
Há orientações sobre hidrômetros, tanto no Regimento Interno da Pró-Lagos, quanto na nossa convenção e ainda no Código Civil.
Temos que lutar pelo que é justo.
Além disso, há um acordo judicial com o qual o Sr Jorge Ramos concordou em novembro, pela instalação dos hidrômetros. Por este motivo estamos sendo consultados.
Quem tiver interesse em conhecer como funciona, na prática, basta visitar o nosso irmão Condomínio Caravela Nina, que tem hidrômetro, piscina, sauna, etc, e o condomínio é menor que o nosso, e com mais transparência.
Continuamos aguardando o agendamento da próxima assembleia extraordinária agendada para este mês.
Aproveito o ensejo para consultar sobre a cobrança de cotas para instalação de câmeras inexistentes. Como estamos pagando por algo que não foi contratado?????

*****************************


Oi, enquanto a resposta da administradora não chega, vou responder o que eu entendo. Se alguém tiver algo a acrescentar, por favor, que o faça, que eu repasso para os demais condôminos.

1) Quem arca com os valores de instalação?
​Cada condômino arca com a instalação do seu hidrômetro e o condomínio arca​ com o que disser respeito às áreas comuns, com rateio normal no condomínio. Porém, tudo pode ser devidamente parcelado.

2) Quando pretendem instalar os hidrômetros?
​Desde 2009 este assunto é tema das assembleias.​

3) Qual a diferença entre os tipos? Especificamente no meu caso que é somente o terreno.
​Terreno não consome água, mas é bom que tenha o hidrômetro instalado junto com os outros condôminos, pois com certeza o preço vai ser menor se fizermos todos de uma vez, conseguire​mos, com certeza, melhores condições de pagamento.

4) Todos os condôminos estão de acordo com a instalação e com esses valores?
​No momento, os condôminos estão sendo consultados. Claro que não há unanimidade. Alguns condôminos não têm interesse pois consomem muita água e com o hidrômetro, provavelmente pagarão mais.​
5) Em caso de não concordância unânime dos condôminos na instalação dos hidrômetros individuais, os condôminos que optarem pelo individual estarão isentos do pagamento da água no hidrômetro único?
Não existe a possibilidade de uns terem e outros não.​Os condôminos vão ratear a água usada nas partes comuns, como já é feito. Só não vamos mais ratear a conta de água de todos os condôminos, cada um pagará o que gastar.​
6) Poderiam me atualizar do valor referente ao pagamento de água no custo do condomínio?
​Não tenho este dado aqui comigo, mas ele está disponível no site da administradora, e no boleto de pagamento do condomínio. O que não é coerente é termos taxa FIXA de água, o consumo não é fixo!!!​

Sugestão, caso alguns condôminos instalem e outros não, sugiro que o valor da água seja descriminado no boleto do condomínio.
​Não existe esta hipótese. Todos deverão ter seus hidrômetros, ou não haveria maneira possível de cobrança​. Creio que a água já esteja discriminada no boleto. Nos balancetes do site encontramos todos os valores.
​Aproveito o ensejo para lembrar que consta na ata da última assembleia extraordinária (ver no blog) que teremos uma assembleia ainda este mês. E sugiro que todos leiam a nossa Convenção, disponível no blog.

Vamos continuar em contato.
E vamos cobrar a data da assembleia agendada para setembro.
Um abraço
Glória Horta